Seguidores

sábado, 29 de setembro de 2018

Brasões de Armas dos Duques de Alba / The Coat of arms of the Dukes of Alba



Uma das mais nobres e ilustres Dinastias da alta aristocracia espanhola é aquela da Casa de Alba. Seu título Ducal foi criado no ano de 1472, como elevação do Condado de Alba de Tormes, título este criado em 1439, já como elevação do Senhorio de Alba de Tormes, criado em 1430. A Dinastia teve início em 1429, quando o Rei Juan II de Castela concedeu a vila de Alba de Tormes a Dom Gutierre Álvares de Toledo, Arcebispo de Sevilha, Bispo de Palencia e Primaz de Toledo. Dom Gutierre cedeu sua Senhoria a seu sobrinho, Don Fernando Álvares de Toledo y Sarmiento, que teve a Senhoria elevada a Condado.

Foi o filho de Don Fernando Álvares de Toledo, Don García Álvares de Toledo y Carrilo de Toledo que inicialmente foi II Conde de Alba de Tormes, que teve o seu Condado elevado a Ducado de Alba de Tormes pelo Rei Enrique IV de Castela. 

Brasão do I e do II Duque de Alba de Tormes

O I Duque de Alba utilizou como brasão aquele que foi imortalizado com o nome de "Armas dos Álvares de Toledo", isso é, um enxadrezado de 15 peças de prata e de blau (8 de prata e 7 de blau). Ao redor do escudo foram colocadas 9 bandeiras mouras (4 em cada bordo e uma em campanha), e sobre o escudo a coroa ducal.

O II Duque de Alba de Tormes, Don Fadrique Álvares de Toledo y Enríquez de Quiñones, não alterou em nada o brasão paterno. Seu filho mais velho, Don García Álvares de Toledo y Zúñiga, intitulado III Marquês de Coria, morreu antes de receber o Condado, todavia seu filho, Don Fernando Álvares de Toledo y Pimentel sucedeu no título do avô como III Duque de Alba, e por seus grandes feitos militares, foi apelidado de "O Grão-Duque de Alba", recebendo a Ordem do Tosão de Ouro.

Brasão do III Duque de Alba

O III Duque de Alba adicionou a seu brasão um timbre, sendo este um anjo alado de prata, com um tabardo com o exadrezado dos Álvares de Toledo, e tendo em uma mão um órbi e na outra uma espada. Adicionou ainda um lema em forma de grito de armas, com os dizeres TU IN EA ET EGO PRO EA, que quer dizer TU [Deus] NELA (Espanha) E EU POR ELA (pela Espanha). 

Armas do 5º Duque de Alba
A partir do 5º Duque de Alba, Don Antonio Álvares de Toledo y Beaumont, somaram-se abaixo do escudo dois braços armadas, com espadas na mão, e vestidos com o tabardo das Armas do Reino de Navarra. Isso deu-se pelo fato do 5º Duque ter recebido, por herança materna o Condado de Lerín, e junto deste Condado o título de Condestável de Navarra.


Brasão do 7º Duque de Alba

Apesar de crermos que os Duques que sucederam ao "Grão-Duque" de Alba, terem modificado o brasão, apenas temos certeza dessa modificação no 7º Duque de Alba, Don Antonio Álvares de Toledo Beaumont y Enríquez de Ribera, que, segundo o que consta Juan Felix Francisco de Rivarola y Pineda, heraldista e autor do livro "Monarquia Española: blason de su Nobleza", escrito em 1736; na página 81 ele nos conta que o 7º Duque utilizou as seguintes Armas:

Escudo esquartelado, I de Álvares de Toledo, II de Beaumont, III de Enríquez, IV de Ribera, sobre-o-todo escudete de blau com cinco flores-de-lis de ouro postas em aspa. 

Brasão do 10º Duque de Alba

Com o 10º Duque de Alba o brasão se modificará novamente, passará a ser esquartelado, I e IV de Álvares de Toledo, II e III de Beaumont; sobre-o-todo um escudete partido, 1º de Enríquez, 2º de Ribera (pelo título de Marquês de Villanueva del Río), e sobre ele, um escudete de blau carregado de 5 flores-de-lis de ouro em aspa, posto em abismo. Como o Duque fora Bailio-Cavaleiro do Grão-Colar da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa (Ordem Militar de Santa Maria), este utilizou o Grão-Colar daquela Ordem ao redor de seu escudo. 

O 10º Duque não teve filhos varões, e fora sucedido por sua filha, Dona Maria Teresa Álvares de Toledo y Haro, 11º Duquesa de Alba, que casou-se com Manuel Maria José de Silva Mendoza y Cerda, 10º Conde de Galve. A partir deste casamento, a varonia da Casa de Alba deixou de ser ÁLVARES DE TOLEDO, e passou a ser SILVA.

Fora o 12º Duque de Alba Don Fernando de Silva y Álvares de Toledo, que utilizou as seguintes Armas:

Armas do 12º Duque de Alba

Escudo esquartelado, I e IV de Álvares de Toledo, II e III de Beaumont; sobre-o-todo um escudete de prata carregado d'um leão rompante de púrpura, que é de Silva. O Duque Don Fernando de Silva foi o mais condecorado entre os Duques de Alba, não sendo apenas Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro, mas também Cavaleiro da Ordem do Espírito Santo e da Ordem francesa de São Miguel. Seu emblemático brasão pode, até hoje, ser visto pintado no pórtico do Palácio de Las Dueñas, em Sevilha. 

O 12º Duque foi sucedido por sua neta, Dona Maria del Pilar Teresa Cayetana de Silva Álvares de Toledo y Silva-Bazán, 13ª Duquesa de Alba, filha do Duque de Huéscar (herdeiro do Ducado de Alba). Como a 13ª Duquesa não teve descendência, foi substituída na Chefia da Casa de Alba por Don Carlos Miguel Fitz-James Stuart, 6º Duque de Berwick, ponto assim fim a segunda linhagem da Casa de Alba (linhagem SILVA), e iniciando assim a terceira linhagem (linhagem FITZ-JAMES STUART).

Don Carlos Miguel Fitz-James Stuart, 6º Duque de Berwick pode suceder no Ducado de Alba por ser filho de Don Jacobo Fitz-James Stuart, 5º Duque de Berwick, filho que era de Don Carlos Bernado Fitz-James Stuart y Silva, 4º Duque de Berwick, que era filho de Dona Maria Teresa de Silva y Álvares de Toledo, irmã do 12º Duque de Alba.

Brasão do 14º Duque de Alba, 6º Duque de Berwick

Não se tem notícias de que o 6º Duque de Berwick tenha alterado as suas Armas pessoais quando torno-se 14º Duque de Alba; todavia é de se supor que tenha adotado as bandeiras externas dos Duques de Alba, bem como as espadas referentes ao título de Condestável de Navarra, assim como o timbre dos Álvares de Toledo. Também foi nessa época que os Duques de Alba somaram ao exterior de seu brasão duas maças, postas em aspa atrás do escudo, em memória aos serviços palacianos que os Duques de Alba prestaram aos Reis de Espanha.

As Armas dos Fitz-James Stuart, Duques de Berwick, são esquarteladas, I e IV contra-equarteladas com as armas de França e Inglaterra; II com as Armas da Escócia e III com as Armas da Irlanda, tendo ainda uma bordadura de 16 campos, os ímpares com a metade do tamanho dos pares, sendo os ímpares de blau carregados d'uma flor-de-lis de ouro, e os pares de goles carregados d'um leopardo de ouro, armado e linguado de blau.

Brasão do 15º Duque
Apesar de não haver bibliografia satisfatória a respeito das Armas do 15º Duque de Alba, supõe-se que tenha utilizado as Armas de seu pai (de Fitz-James Stuart), tendo as Armas dos Álvares de Toledo em escudete sobre o abismo do escudo. Foi o Duque Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro.

Brasão do 16º e do 17º Duques

Será a partir do 16º Duque de Alba, Don Carlos Maria Fitz-James Stuart y Palafox-Portocarrero, que o escudo da Casa de Alba assume os contornos que conhecemos hoje, sendo esquartelado, I contra-equartelado com as armas de França e Inglaterra; II com as Armas da Escócia, III com as Armas da Irlanda, IV com as Armas dos Álvares de Toledo, tendo ainda uma bordadura de 16 campos, os ímpares com a metade do tamanho dos pares, sendo os ímpares de blau carregados d'uma flor-de-lis de ouro, e os pares de goles carregados d'um leopardo de ouro, armado e linguado de blau. Ao redor do escudo as bandeiras externas dos Duques de Alba, bem como as espadas referentes ao título de Condestável de Navarra, assim como o timbre dos Álvares de Toledo e duas maças, postas em aspa atrás do escudo.
Como o 16º Duque, assim como o 17º foram Cavaleiros da Ordem do Tosão de Ouro, foi esse o colar visto ao redor de seus escudos.

É importante salientar que, após a morte sem herdeiros masculinos de Don Jacobo Santiago María del Pilar Carlos Manuel Felipe Juan Pío Fernando Francisco de Sales Gerónimo Mamerto Eduvigio Fitz-James Stuart Falcó Palafox-Portocarrero y Osorio, 17º Duque de Alba e 10º Duque de Berwick (que entrou para a história com o nome de Don Jacobo Fitz-James Stuart), houve a separação entre a Casa de Alba (que foi herdada por sua filha Cayetana), e a Casa de Berwick (herdada por seu sobrinho Don Fernando Fitz-James Stuart), uma vez que o título de Duque de Berwick apenas pode ser herdada por linha primogênita, seguindo os princípios da Lei Sálica.

Brasão da 18º Duquesa
Dona María del Rosario Cayetana Paloma Alfonsa Victoria Eugenia Fernanda Teresa Francisca de Paula Lourdes Antonia Josefa Fausta Rita Castor Dorotea Santa Esperanza Fitz-James Stuart y Silva Falcó y Gurtubay, 18ª Duquesa de Alba de Tormes, foi Dama da Grã-Cruz da Ordem de Isabel La Católica, da Ordem de Afonso X, da Ordem das Damas Nobres de Nossa Senhora Auxiliadora, bem como da Ordem Constantiniana de São Jorge, são então essas as condecorações que pendem de seu escudo.

Como Dona Cayetana (nome pelo qual a 18º Duquesa ficou conhecida) casou-se com Don Luís Martínez de Irujo y Artázcoz, filho do IX Duque de Sotomayor e V Marquês de Casa-Irujo, extinguiu-se a 3º linhagem da Casa de Alba (FITZ-JAMES STUART), e inicou-se assim a quarta lingagem da Casa de Alba (MARTÍNEZ DE IRUJO).

Armas do 19º Duque
Sucedeu a 18º Duquesa seu filho primogênito, Don Carlos Juan Fitz-James Stuart y Martínez de Irujo, que alterou a ordem de seus sobrenomes, para passar o sobrenome Fitz-James Stuart a seus filhos, evitando assim a extinção do sobrenome. Seus irmãos todos permanecem com o sobrenome Martínez de Irujo.

Deve o 19º Duque utilizar as Armas de seu mãe, com o brasão dos Martínez de Irujo em escudete posto sobre o abismo. Como o 19º Duque é Cavaleiro da Real Ordem de San Gennaro, é este o colar que soma-se ao seu escudo.

BANDEIRA DO DUCADO DE ALBA



A bandeira do Ducado é um pano azul, e nele estampada as Armas dos Álvares de Toledo, com seu timbre, suas bandeiras, além das espadas como Condestáveis de Navarra e as maças. Surpreende porém que no funeral da 18º Duquesa de Alba, pode-se ver uma estranha bordadura ao redor do escudo dos Álvares de Toledo, bordadura essa de 16 peças de prata e goles. 

Andre Prinz von Trivulzio-Galli, 14º Príncipe de Mesolcina e do Sacro Império Romano-Germânico
O autor é especialista e consultor em heráldica e genealogia, bem como autor e ensaísta. Contato: casademesolcina@gmail.com 

Para citação no Brasil (ABNT), usar:
PRINZ VON TRIVULZIO-GALLI, Andre. Brasões de Armas dos Duques de Alba, Blog de Cavalaria. 2018. Disponível em: https://www.blogdecavalaria.com/2018/09/brasoes-de-armas-dos-duques-de-alba.html acessado em (especificar a data do acesso ao site).


Um comentário:

  1. Meus parabéns Vossa Alteza pelo artigo. Estou aprendendo muito com os artigos que V. A. escreve. Meus parabéns. Respeitosamente Edmilson Ventura Monteiro Chevalier da Ordem de São Teodoro.

    ResponderExcluir