Seguidores

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Missão da Ordem de São Lázaro no século XXI


Muitos de nós nos dias de hoje nos perguntamos: "Qual a Missão de uma Ordem de Cavalaria no século XXI?". Essa pergunta é feita por muitos que, sem ter uma resposta, caem direto no ostracismo da ignorância, e continuam com idéias totalmente erradas à respeito de uma Ordem de Cavalaria.

Em recente Carta, escrita pela morte do Arquiduque Otto de Habsburgo, Chefe da Casa Imperial do Sacrossanto Império Romano Germânico, Arquiduque da Áustria, da Bohemia e da Hungria, Cavaleiro da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, o Grão Mestre da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém nos traz a luz qual a utilidade da Ordem da Milícia e do Hospital em nossos dias. 


Não somos uma organização de Caridade, por incrível que pareça. Nossas Obras Caritativas devem ser voltadas para o enobrecimento de nosso próprio espírito, porém estão longe de compor a pedra fundamental da Cavalaria. Devemos sim fazer Caridade, mas de nada vale um Cavaleiro altamente caridoso, mas que não possua o amor à Cavalaria.

Não somos uma organização política, de modo que não devemos manter relações com partidos ou ramos políticos de qualquer tipo. Não somos associações de ridículos vaidosos e nostálgicos que, cobrem-se com mantos negros somente para inflar o próprio ego.

Antes de tudo, somos uma Ordem religiosa, e somente somos Militares por que fazemos o Juramento à Cavalaria, e por que respeitamos uma rígida hierarquia, porém não uma hierarquia equivalente as atuais Forças Armadas, mantemos a hierarquia dos Cavaleiros Cruzados, onde todos têm seu lugar definidos: os Nobres, os não-Nobres, os Leigos e os Clérigos, cada um com seu status próprio e imutável.



Seguindo esta clara linha de raciocínio, podemos facilmente definir a Soberana Ordem de Cavalaria Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém como sendo uma Ordem de Fiéis Cristãos-Católicos, religiosa e hierarquizada, formada majoritariamente por leigos, Nobres e não-Nobres, com finalidades benéficas de assistência sócio-hospitalares.


"É certo que no mundo moderno, a tarefa das Ordens Militares não pode limitar-se a uma ação caritativa, pois é mister recuperar para a sociedade princípios que esta necessita de modo imperioso, mediante o trabalho intelectual e de formação"
Marquês de Almanzán

Devemos também ter forte recordação de que a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém prega fortemente os laços de fidelidade, que devem ser mantidos a qualquer preço. Quando juramos manter a lealdade e a fidelidade para com o Príncipe Grão Mestre da Ordem, devemos sempre ter ciência de que ele é o Chefe incondicional de nossa Confraria Cavalheiresca, e que dessa forma, o Governo de nossa Ordem cabe primeiramente a ele, que livremente o delega aos Grão-Priores, que o representam e todos os Grão Priorados da Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário