Seguidores

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Precisamos falar sobre a Casa Principesca de Saxe-Coburg-Koháry/ Wir müssen über das Fürstenhaus Sachsen-Coburg-Koháry sprechen/ We need to talk about the Princely House of Saxe-Coburg-Koháry/

Como o próprio título do presente artigo indica, precisamos falar a respeito da Casa Principesca de Saxe-Coburg-Koháry, o ramo Católico da Casa Ducal de Saxe-Coburg, que deu seus próprios ramos, que reinaram em Portugal, Bulgária e constituem o Ramo Saxe-Coburg-Bragança, do Império do Brasil.


Iniciaremos sobre o nome da Casa. Ao contrário do que muitos pensam, o nome da Dinastia não inclui o do Ducado de Gotha, uma vez que essa cidade-ducado, só passou ao Chefe da Casa de Coburg em 1826, quando Sua Alteza o Príncipe Ernesto III, Duque de Saxe-Coburg-Saafeld trocou a cidade de Saafeld pelo Ducado de Gotha, que governou, em União Pessoal, com o Ducado de Coburg, passou a intitular-se Príncipe Ernesto I, Duque de Saxe-Coburg e Gotha. Já a Casa de Saxe-Coburg-Koháry surgiu com o casamento de Sua Alteza o Príncipe Ferdinand Georg August, Príncipe de Saxe-Coburg-Saafeld, filho de Sua Alteza o Príncipe Franz, Duque de Saxe-Coburg-Saafeld, com a Princesa húngara Maria Antonia Gabriella von Koháry, filha de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Ferenc Josef Koháry, Príncipe de Csábrág e de Szitnya, casam em 1815, ou seja, 11 anos antes da Casa Ducal de Saxe-Coburg-Saafeld tornar-se a Casa Ducal de Saxe-Coburg e Gotha. 


No contrato de casamento entre o Príncipe Ferdinand von Saxe-Coburg-Saafel e a Princesa Maria Antonia von Koháry, estabeleceu-se que o casal herdaria todos os bens da Casa de Koháry, desde que seus descendentes herdassem o nome e o brasão d'Armas dos Koháry, (uma vez que seu pai, o Príncipe Ferenc, não teve descendência masculina) por isso, a Casa chama-se Casa Principesca de Saxe-Coburg-Koháry e não Saxe-Coburg e Gotha Koháry, como algumas pessoas imaginam. 



Em 27 de junho de 1826, morre o Príncipe de Koháry, de Csábrág e de Szitnya, e seguindo os acordos matrimoniais, os títulos de Príncipe de Koháry, de Csábrág e de Szitnya passaram ao Príncipe Ferdinand von Saxe-Coburg-Saafeld, que assim passou a ser chamado de Sua Alteza o Príncipe Ferdinad von Saxe-Coburg-Koháry, Duque da Saxônia. 


Como o patrimônio da Casa de Saxe-Coburg-Koháry era tão grande (o maior do Reino da Hungria, com mais de 150 mil hectares, além de numerosos castelos e palácios), foi instituído um Fideicomisso Geral, que passou a ser levado pelos sucessivos Príncipes de Koháry, de Csábrág e de Szitnya. O Chefe da Casa, como todos os Príncipes de Saxe, leva o título de Duque da Saxônia, sendo que o Chefe da Casa Principesca passou a intitular-se como "Duque" de Saxe-Coburg-Koháry, enquanto todos os demais membros da Família levaram o título de Príncipes de Saxe-Coburg-Koháry.


Brasão dos Chefes da Casa


Foram, sucessivamente, os Chefes da Casa Principesca de Saxe-Coburg-Koháry:

1: Ferdinand von Saxe-Coburg-Koháry (1815-1851)

2: Dom Fernando II de Portugal von Saxe-Coburg-Koháry (1851), não permanece como Chefe da Casa

3: August Ludwig von Saxe-Coburg-Koháry (1851-1881)

4: Ferdinand Philipp von Saxe-Coburg-Koháry (1881-1921)

5: Dom Pedro Augusto de Bragança von Saxe-Coburg-Koháry (1921-1934)

6: Dom Rainier Maria José de Bragança von Saxe-Coburg-Koháry (1934-1945)

7: Dom João Henrique Frederico de Bragança von Saxe-Coburg-Koháry (1945-2010)

8:  Dom Philipp Josias Maria de Bragança von Saxe-Coburg-Koháry 

9: Philipp August Ferdinand von Saxe-Coburg-Koháry (2010-2014)

10: Maximiliano von Saxe-Coburg-Koháry (2014- até nossos dias)

o Príncipe Alexander Ernest von Saxe-Coburg-Koháry é o Herdeiro da Casa.


Nos últimos anos, porém, Sua Majestade o deposto Rei Simeão II de Saxe-Coburg-Koháry, deposto Rei da Bulgária, afirmou que o casamento do Príncipe Dom Philipp Josias Maria de Bragança von Saxe-Coburg-Koháry, com sua esposa, Sarah Aurélia Hálaz, realizado em 23 de abril de 1944 teria sido um casamento morganático, uma vez que, pela noiva não ser proveniente da Nobreza, violaria então as leis da Casa de Saxe-Coburg e Gotha. Porém, vamos aos fatos:


- Em 1944 o Chefe da Casa de Saxe-Coburg e Gotha era Sua Alteza o Príncipe Carl Eduard, Duque de Saxe-Coburg e Gotha, que permaneceu como Chefe da Casa Ducal até sua morte, em 1954. Para que o casamento do Príncipe de Saxe-Coburg-Koháry ter sido considerado morganático, teria de assim ter sido declarado, pelo Duque Carl Eduard, o que não aconteceu.


- Em 1971 o Príncipe Andreas, Príncipe Hereditário de Saxe-Coburg e Gotha, casou-se com a também plebeia Carin Dobelstein, e este casamento foi aceito como Dinástico pelo então Chefe da Casa Ducal, o Príncipe Friedrich Josias, esclarecendo o ponto de que, após a queda da Monarquia nos Ducados de Coburg e Gotha, em 1918, os Príncipes da Casa de Coburg não precisam manter casamento igualitário, para permanecerem dinastas. 


Brasão do Rei Simeão II da Bulgária
com a Grã-Cruz da Principesca e Ducal Ordem de Trivulzio


O ex Rei Simeão II da Bulgária tentou assim declarar que a nova "chefa da Casa" de Saxe-Coburg-Koháry seria a sua irmã! A princesa búlgara Maria Luísa, que passaria então a ser a "9º Princesa de Koháry". Isso é algo absolutamente impossível, e vamos aos fatos:


Os títulos de Príncipe de Koháry, de Csábrág e de Szitnya foram criados no ano de 1815 pelo Imperador Francisco II do Sacro Império Romano, em favor do então Conde Ferenc Koháry, um dos homens mais ricos da Hungria, para que assim a sua filha pudesse casar-se com o Príncipe Ferdinand von Saxe-Coburg-Saafeld. Assim, podemos ver que o título, criado em 1815, é um título de nobreza do Império Austríaco, e portanto, segue a lei sálica, em que uma mulher jamais poderá herdar.


Mesmo que o casamento do Príncipe Phillip Josias tivesse sido declarado morganático pelo Duque de Saxe-Coburg e Gotha (o que não foi), isso em nada implicaria um título principesco criado pelo Fons Honorum do Chefe da Casa Imperial da Áustria.


Caso Sua Majestade o ex Rei Simeão II da Bulgária queira criar um título de nobreza, mesmo que principesco, para a sua irmã, ele, como Fons Honorum, tem todo esse direito! Mesmo poderia recriar, como um título búlgaro, o título de "Princesa de Koháry" para sua irmã... O que o ex Rei Simeão II não tem direito, é o de chamar para si o Fons Honorum de um título austríaco, tentar regulamentar sua sucessão, e o pior, tentar mudar a lei sálica, para que sua irmã, de modo fraudulento, passe a usar um título, criado em 1815, e que não lhe cabe por direito.


Título de Príncipe ou Princesa de Koháry, como um título de nobreza da Casa Real da Bulgária

Brasão que pode ser atribuído a Princesa Maria Luísa da Bulgária, como Princesa búlgara de Koháry


Em 2015 o deposto Rei Simeão II da Bulgária criou o título de "`Princesa de Koháry" para sua irmã, nascida Princesa da Bulgária, que tornou-se Princesa de Leiningen, pelo seu casamento com Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Karl von Leiningen, segundo filho de Sua Alteza Sereníssima o Fürst Karl von Leiningen. Deste casamento nasceram dois filhos:

-S.A.S. o Príncipe Boris von Leingingen

-S.A.S. o Príncipe Hermann von Leiningen


Todavia, o casal divorciou-se em 1968, e a Princesa Maria Luísa da Bulgária casou-se novamente, desta vez com o plebeu Bronislaw Tomasz Andrzej Chrobok, e desse casamento nasceram mais dois filhos:

- Alexandra-Nadejda Chrobok

- Pawel Alastair Chrobok


Esses filhos, do segundo casamento da Princesa Maria Luísa da Bulgária, plebeus e sem o tratamento de Alteza Sereníssima, que os filhos de seu primeiro casamento herdaram, por via paterna, sempre foram uma situação desagradável para o ex Rei Simeão II da Bulgária. Para tentar sanar essa situação, o ex Rei criou, em 2015, por Decreto seu, o título de Princesa de Koháry (no decreto o ex Rei afirma que estaria cedendo para sua irmã a Chefia da Casa de Saxe-Coburg-Koháry, por ser esta sua irmã mais velha do que ele, e portanto estaria modificando as regras de sucessão de Saxe-Coburg-Koháry, da lei sálica para a primogenitura absoluta, coisa que, como vimos acima, é impossível para um título de criação austríaca, e não búlgara).


Os filhos da Princesa Maria Luisa da Bulgária também casaram, Alexandra casou-se com o português Jorge Raposo de Magalhães, e foram pais de:

- Louis Raposo de Magalhães;

- Jeanne Raposo de Magalhães; e 

- Clémentine Raposo de Magalhães.


Já Pawel Alastair Chrobok casou-se com Ariana Oliver Mas, sendo pais de

- Maya Chrobok

- Alexander-Ferdinander Chrobok


Não restam dúvidas de que esse novo título é um título búlgaro, de criação moderna, e não o original título que cabe ao Chefe da Casa Principesca de Saxe-Coburg-Koháry, pelos seguintes fatores:

1: Não segue os princípios da Lei Sálica;

2: Apesar de, aparentemente, ser herdado por qualquer herdeiro em potencial, por princípio de primogenitura absoluta, os Príncipes de Leiningen, do primeiro casamento da Princesa Maria Luísa da Bulgária, estão excluídos da sucessão ao título! Apenas o poderão herdar os filhos plebeus de seu segundo casamento!

3: O ex Rei Simeão II da Bulgária, é o Chefe da Casa Real da Bulgária, uma dinastia legítima, soberana e detentora de Fons Honorum, todavia, não é o Chefe da Casa Principesca de Saxe-Coburg-Koháry, mesmo com as falsas alegações de que o casamento do Príncipe Philipp Josias von Saxe-Coburg-Koháry, Duque da Saxônia, ter sido morganático. Não foi! E, se tivesse sido: o casamento da irmã do Rei Simeão II, não o foi?


Conclusão

Desta forma podemos concluir que atualmente existem dois títulos de Príncipe de Koháry, o primeiro, criado em 1815 no Império Austríaco, e que cabe a Sua Alteza o Príncipe Maximiliano von Saxe-Coburg-Koháry, Duque da Saxônia, Príncipe de Koháry, de Csábrág e de Szitnya, e outro, criado em 2015 pelo Chefe da Casa Real da Bulgária, e que caberia então a Princesa Maria Luísa da Bulgária


Sobre o título original, criado no Império da Áustria, em 1815, não resta dúvida, o próximo Príncipe de Koháry, de Csábrág e de Szitnya será Sua Alteza o Príncipe Alexander Ernest von Saxe-Coburg-Koháry, Príncipe de Saxe-Coburg e Gotha, Duque da Saxônia.

Porém, sobre o título criado em 2015, pelo ex Rei Simeão II da Bulgário, tudo são dúvidas... quem o herdará após a morte da atual "princesa"? Sua filha, pelo critério da primogenitura absoluta, da qual Simeão II diz-se favorável, ou seu filho homem? Em suma, o 3º príncipe (ou princesa) búlgaro de Koháry será o português Louis Raposo de Magalhães, ou o espanhol Alexander-Ferdinander Chrobok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário